A alergia alimentar é uma reação do nosso sistema imunológico a algum componente presente em um determinado alimento.

Quais os alimentos podem provocar a alergia alimentar?

Qualquer alimento pode provocar uma reação alérgica, porém os mais comuns são leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim e castanhas, peixe e crustáceos.

Quais os principais sintomas da alergia alimentar?

Cada sistema imunológico pode responder de uma forma, porém é comum apresentar sintomas como espirros, nariz entupido ou escorrendo, olhos lacrimejantes, inchaço, erupções cutâneas, dores de estômago e diarréia.

Em casos mais graves os sintomas podem ser dificuldade em respirar com chiado, coceira e vermelhidão na pele, inchaço da boca, olhos e nariz, sensação de bola na garganta, dor abdominal, náuseas e vômitos, aumento dos batimentos cardíacos, tonturas e sensação de desmaio, suores intensos e confusão.

Caso você apresente algum destes sintomas, procure um médico especialista imediatamente.

Como saber se sou alérgico a algum tipo de alimento?

O diagnóstico pode ser feito através da realização de testes de alergénios, sendo possível identificar se o paciente possui alguma doença alérgica ou está passando por um episódio de anafilaxia.

Existe tratamento para alergia alimentar?

Ainda não existe um medicamento específico para previnir a alergia alimentar. Quando diagnosticada são utilizados medicamentos para tratar os sintomas e/ou crises alérgicas, além das orientações do médico que incluem evitar novos contatos com o alimento e subistituição possíveis.

Marque seu teste

Alergia e Imunologia

Alergia Respiratória

A Rinite Alérgica e a Asma são doenças muito comuns e costumam comprometer bastante a qualidade de vida dos pacientes, porém com o acompanhamento necessário o paciente é possível conviver com a doença sem prejudicar outros aspectos da vida.

Saiba mais

Quadros Cutâneos

Os quadros cutâneos são aqueles que se manifestam na pele e alguns podem sim ser alérgicos e precisam ser avaliados por um especialista. O principal sintoma é a coceira, porém não é o único. Entre esses quadros estão a dermatite atópica, dermatite de contato e a urticária.

Saiba mais

Alergia Alimentar

As alergias alimentares podem se manifestar de diversas formas e estão mais relacionadas com o consumo dos seguintes alimentos: leite, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Esses quadros necessitam ser avaliados para que os pacientes recebam as orientações/tratamentos adequados.

Saiba mais

Alergia Medicamentosa

As alergias a medicamentos são muito comuns e se faz necessário seu conhecimento para evitar a ingestão de medicamentos que possam criar algum tipo de reação alérgica.

Saiba mais

Imunodeficiência Primárias

As imunodeficiências primárias, conhecidas também como IDPs, são defeitos genéticos em no sistema imunológico que deixam o paciente mais susceptível ao desenvolvimento de infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras.

Saiba mais

Vamos conversar.
Me acompanhe no Instagram.

@PHMEIRELES