A alergia respiratória é uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias como pó, pólen, pelos de animais ou fungos, por exemplo, provocando doenças como rinite, asma ou sinusite.

O que pode provocar?

Diversos fatores podem provocar a alergia respiratória. Porém os agentes causadores mais comuns são o pólen, mofo, insetos, como ácaros e baratas, ou alérgenos de animais, como pêlos, penas, saliva, a transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias.

Quais os principais sintomas?

De todos os sintomas o mais comum são os espirros frequentes, mas existem outros que podem acontecer, como a tosse seca, corrimento nasal, coceira nos olhos, nariz ou garganta, dor de cabeça, olhos lacrimejando, dentre outros.

Existe tratamento para alergia respiratória?

Sim, cada doença desencadeada por alergias respiratórias tem tratamento, o ideal é procurar um especialista para identificá-la e prescrever qual o tratamento adequado.

Marque seu teste

Alergia e Imunologia

Alergia Respiratória

A Rinite Alérgica e a Asma são doenças muito comuns e costumam comprometer bastante a qualidade de vida dos pacientes, porém com o acompanhamento necessário o paciente é possível conviver com a doença sem prejudicar outros aspectos da vida.

Saiba mais

Quadros Cutâneos

Os quadros cutâneos são aqueles que se manifestam na pele e alguns podem sim ser alérgicos e precisam ser avaliados por um especialista. O principal sintoma é a coceira, porém não é o único. Entre esses quadros estão a dermatite atópica, dermatite de contato e a urticária.

Saiba mais

Alergia Alimentar

As alergias alimentares podem se manifestar de diversas formas e estão mais relacionadas com o consumo dos seguintes alimentos: leite, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Esses quadros necessitam ser avaliados para que os pacientes recebam as orientações/tratamentos adequados.

Saiba mais

Alergia Medicamentosa

As alergias a medicamentos são muito comuns e se faz necessário seu conhecimento para evitar a ingestão de medicamentos que possam criar algum tipo de reação alérgica.

Saiba mais

Imunodeficiência Primárias

As imunodeficiências primárias, conhecidas também como IDPs, são defeitos genéticos em no sistema imunológico que deixam o paciente mais susceptível ao desenvolvimento de infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras.

Saiba mais

Vamos conversar.
Me acompanhe no Instagram.

@PHMEIRELES