5 alergias mais comuns em crianças

A alergia é uma das principais preocupações dos pais já na primeira infância, principalmente quando já se tem um histórico familiar de casos assim. O problema é que as causas são muitas: podem estar na comida, nos remédios, até na poeira…

Por isso, fizemos uma lista das 5 alergias mais comuns em crianças para esclarecer algumas dúvidas.

1ª - Alergia respiratória é uma das mais comuns

As situações que desencadeiam a alergia respiratória são variadas e muito comuns no dia a dia das crianças. Ela pode acontecer quando os pequenos entram em contato com poeira, se mexem com plantas e acabam inalando pólen, quando brincam com animais que soltam pêlos…

Os principais sintomas são dificuldades de respirar, espirros, tosse seca, coceira nos olhos, coriza, dor de cabeça, entre outros.

2ª - O susto com as alergias alimentares

A alergia alimentar já surge no contato com um dos primeiros alimentos que consumimos na vida: o leite. Apesar de muitos casos se tratarem apenas de uma intolerância, existem os pacientes que não conseguem digerir a proteína desta bebida que é tão comum na infância.

Essa alergia alimentar pode surgir com um susto: a criança consome um alimento diferente e aí, começa a surgir vermelhidão, coceira pelo corpo, inchaço, urticária e até mesmo falta de ar. Em casos mais graves, é preciso procurar um hospital para que as reações sejam interrompidas.

Alguns dos principais alimentos que causam alergia são amendoim, trigo, frutos do mar, ovo, castanhas e soja. Mas esta lista se estende.

3ª - Alergia a medicamento exige atenção

A alergia a medicamentos é mais complicada de se diagnosticar previamente, mas merece atenção especial e acompanhamento. Até porque nestes casos, é preciso trabalhar uma substituição dos produtos para que a criança consiga se tratar, sem sofrer com as reações alérgicas ou até mesmo ser colocada em risco.

Vale destacar: não são apenas medicamentos que podem despertar reações - as vacinas também! Por isso, se sua família tem histórico de alergias, é extremamente recomendado um acompanhamento constante com um pediatra alergista

4ª - Alergia a picada de inseto também é bem comum

As respostas a picadas de inseto podem ser diferentes de criança para criança, mas algumas exigem mais atenção.

Os sintomas de alergia a picada de inseto mais preocupantes são queda de pressão, taquicardia (coração acelerado), inchaço generalizado, dificuldade para respirar por causa do inchaço, náuseas, entre outros.

5ª - Alergia na pele a produtos de higiene ou limpeza

A alergia na pele  (ou alergia cutânea) por produtos de higiene e limpeza também é bem comum na infância.

Ao entrar em contato com algum produto, como perfume, sabonete, sabão ou creme, o paciente acaba apresentando vermelhidão e até a formação de urticária.

Onde fazer um teste de alergia em Presidente Prudente?

É possível fazer um teste de alergia em Presidente Prudente para identificar quais os agentes alérgenos que causam os sintomas em seu filho ou filha.

O Dr. Pedro Meireles é pediatra alergista e pode fazer este acompanhamento, adaptando o dia a dia da criança para que ela continue tendo qualidade de vida.

Para agendar um teste e um atendimento com o Dr. Pedro, é só clicar no link do Whatsapp ao lado e conversar com nossa equipe.