5 causas de alergia na pele que você não sabia

As alergias na pele, ou alergias cutâneas, são as que causam reações de inflamação na pele quando em contato com alguma substância considerada alérgena. Para cada pessoa, uma substância diferente pode causar os sintomas.

Essas alergias são bastante comuns e podem surgir em várias fases da vida - e não apenas na infância, como muitos acreditam. As causas de alergia na pele precisam ser investigadas, para que esse problema seja controlado e evite situações mais graves.

O que causa a alergia na pele?

As alergias surgem por vários fatores, mas a herança genética pode ser determinante.

Os sintomas aparecem quando a pele entra em contato com alguma substância química ou alérgena, mas também no consumo de alguns alimentos.

Entre as substâncias mais comuns estão: perfumes, produtos de limpeza, cosméticos como cremes, sabonetes, roupas e até mesmo alimentos.

Quais os sintomas de alergia na pele?

Os sintomas de alergia na pele passam por vermelhidão, coceira, inflamação, descamação e o surgimento de bolhas. Tudo isso pode aparecer rapidamente, poucos minutos depois do contato com o alérgeno, ou mesmo depois de um período longo.

Esses sintomas podem se desencadear de forma isolada ou todos surgirem ao mesmo tempo.

Quais os tipos de alergia na pele?

Entre os tipos de alergia na pele, estão:

• Urticária: caracterizada por bastante coceira, ela pode se espalhar pelo corpo por meio de lesões e inflamações. É superficial, e pode surgir após o consumo de um alimento, por exemplo, ou o consumo de um remédio. Também é importante investigar se ela não é causada por algum tipo de infecção.

• Dermatite de contato: as reações que afetam principalmente a região em contato com o agente alérgeno, como substâncias químicas, produtos de higiene pessoal, entre outros. Há casos de pessoas que sofrem as reações ao entrar em contato com o látex, que produz a borracha.

• Angioedema: é classificada por atingir camadas mais profundas da pele; é mais grave e também pode afetar as mucosas.

• Alergia nervosa: reações alérgicas em momentos de estresse e de ansiedade, com sintomas parecidos com os da urticária e da dermatite de contato.

Além desses casos, um tipo bem comum de reação é quando a pessoa é picada por algum inseto. A explicação é que ao picar, aquele bichinho deixa saliva no local com substâncias que afetam a coagulação.

Os sintomas geralmente se restringem à região da picada, mas existem casos mais graves que acabam sofrendo com efeitos em mais partes do corpo.

Como identificar uma alergia na pele?

A forma mais indicada de identificar o que causa uma alergia na pele é fazendo um teste específico, que possa diagnosticar quais os agentes alérgenos para você.

Um dos testes mais comuns é o patch test, em que um adesivo com vários componentes é aplicado em uma região do corpo. Depois de 48 horas, ele é retirado e os pontos onde existem alguma vermelhidão ou surgimento de bolhas deixam claro o que causa ou não reação.

O teste é indicado para pessoas de todas as idades, inclusive para as crianças. É simples, indolor e tem papel determinante no fechamento do diagnóstico.

Onde fazer um teste de alergia em Presidente Prudente?

Os testes de alergia precisam ser feitos por um médico alergista, para que haja o procedimento correto e uma análise criteriosa dos resultados.

É possível fazer o teste de alergia em Presidente Prudente, com o Dr. Pedro Meireles. Entre em contato conosco pelo nosso Whatsapp para agendar o melhor horário!