Como funciona o teste de tolerância à lactose?

A importância de um diagnóstico correto no caso de intolerância alimentar pode ajudar o paciente a conseguir adaptar sua rotina e evitar complicações no dia a dia. O exame mais comum nestes casos é o teste de tolerância à lactose

Antes de explicarmos detalhadamente como funciona esse teste, eu quero que você entenda o que é intolerância à lactose. Ela acontece quando o organismo não tem enzimas suficientes para conseguir metabolizar esse açúcar encontrado no leite, levando geralmente a problemas gástricos.

Esse quadro clínico é diferente de uma alergia alimentar, que é quando o corpo reage ao leite acionando o sistema imunológico, como se esse líquido fosse uma “ameaça”. São nestes casos que ocorrem as reações mais graves, podendo chegar até a um choque anafilático.

Qual o teste para intolerância alimentar?

O exame de intolerância à lactose é feito a partir de amostras de sangue.

Funciona da seguinte forma: depois de um período de jejum, o paciente precisa consumir uma quantidade de lactose dissolvida em água. Depois, o paciente volta a consumir esse mesmo produto em intervalos de 30 minutos.

Nesses períodos, são feitas coletas de sangue para avaliar a glicemia. Se os resultados dos exames aumentam proporcionalmente ao consumo da lactose (o açúcar do leite), é sinal de que a absorção está correta e o tudo está metabolizado corretamente.

Se o paciente for intolerante à lactose, os exames de glicemia não apresentam resultados tão diferentes, já que esse componente não é absorvido. Além disso, podem começar a surgir os sintomas de intolerância alimentar mais comuns.

Depois do exame pronto, é fundamental a análise do seu médico, para um diagnóstico adequado.

Quando devo procurar um teste de intolerância à lactose?

Existem vários graus de intolerância à lactose, dependendo de quanto o organismo está com defasagem de enzimas. A partir disso, os sintomas podem ser mais ou menos intensos.

Em alguns casos, pode ser uma intolerância transitória - quando algum fator passageiro, uma doença ou o uso de remédios pode prejudicar o sistema digestivo e assim, dificultar a metabolização.

Entre as reações mais comuns de intolerância estão:

• Diarreia

• Dor de cabeça

• Aumento de gases

• Vertigem

• Dores de barriga (com sensação de estufamento)

• Refluxo

• Sintomas semelhantes aos de alergia, como urticária e erupções cutâneas. Porém, são de menor intensidade

Quando esses sintomas aparecem com frequência após o consumo de leite, é importante buscar a ajuda de um imunologista para conseguir o acompanhamento e tratamento necessário para evitar problemas.

Além disso, existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver intolerância à lactose, como o envelhecimento (já que naturalmente, a produção das enzimas que fazem a digestão diminui), doenças gastrointestinais e infecções virais.

Onde fazer exame de intolerância à lactose em Presidente Prudente?

Existem laboratórios que realizam o exame de intolerância à lactose em Presidente Prudente, porém o caminho não é procurar diretamente por ele.

Antes de fazer o exame de intolerância à lactose, é importante buscar orientação profissional. Juntos, eu e você podemos buscar o melhor caminho para você conseguir tratar a intolerância à lactose.

Tem mais dicas no Instagram!