• Início
  • Blog
  • Intolerância a lactose: quais os sintomas?

Intolerância a lactose: quais os sintomas?

O que você sente quando toma leite? Para muitas pessoas, esse é um hábito bem banal… Mas para outras, esse consumo desencadeia uma série de sintomas desconfortáveis e que acabam piorando quando não identificados corretamente. Nestes casos, podemos estar diante de um quadro de intolerância à lactose.

Esse distúrbio é mais comum na fase adulta e é causado por uma defasagem de enzimas que conseguem metabolizar a lactose (açúcar presente no leite) dentro do intestino.

Nós humanos fomos programados para beber leite apenas na infância. Nesta fase da vida, o corpo está cheio de enzimas e consegue lidar bem com a digestão desse alimento. Porém, com o passar do tempo, a quantidade desta enzima vai sendo reduzida e para algumas pessoas, o leite não é bem digerido.

Não é só isso: algumas condições ao longo da vida também podem alterar o funcionamento do organismo e assim, influenciar na produção de enzimas. Uma das mais comuns é o uso de antibióticos em excesso e ainda, problemas no trato intestinal.

 

Quais os sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas de intolerância à lactose mais comuns são: 

  • Distensão do abdome após consumir leite

  • Gases

  • Diarreia

  • Dor abdominal

  • Cólica

  • Vômito

  • Dor de cabeça

  • Vertigens

É importante destacar que existem graus de intolerância à lactose. Pode ser que a pessoa intolerante consuma um pouco de leite ou derivados e não sinta nenhum incômodo… Mas para um grau mais elevado, uma pequena quantidade é suficiente para desencadear os sintomas.

 

Qual a diferença entre intolerância a lactose e alergia?

Diferentemente da intolerância, a alergia ao leite acontece quando esse alimento desencadeia uma série de respostas imunológicas no organismo, que entende precisar se proteger de um “inimigo”. 

No caso da alergia, são sintomas comuns: urticária, dificuldades respiratórias, coceira, vermelhidão na pele, coriza e chiado no peito. 

 

Por que os bebês têm intolerância à lactose?

Muitos pais não entendem como lidar com a intolerância à lactose em bebês

Nestes casos, ter a ajuda profissional é importante, mas a explicação para esse problema é simples: como o sistema digestivo da criança ainda está se desenvolvendo, têm dificuldades em metabolizar alguns componentes. 

Isso leva a sintomas como diarreia. O importante é investigar a situação, pois também pode ser um caso de alergia à proteína do leite, que é bem mais comum nesta idade. 

Além disso, a intolerância pode surgir depois que a criança está um pouco mais velha. Porém, geralmente isso acontece quando ela passa por uma infecção. Por exemplo: a criança tem uma infecção viral, acaba tendo o intestino afetado, a produção de enzimas diminui e consequentemente, o leite acaba fazendo mal. Mas depois tudo volta ao normal.

 

Intolerância à lactose tem cura?

Mas aí depois do diagnóstico, vem a pergunta: intolerância à lactose tem cura? A resposta é não. Mas não pense que é o ponto final dessa história. 

Com o acompanhamento adequado, qualquer pessoa pode ter uma rotina normal a partir de alguns cuidados básicos (como o uso da lactase, por exemplo, ao consumir uma quantidade considerável de leite).

 

Vamos conversar.
Me acompanhe no Instagram.

@PHMEIRELES